BEM VINDO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2016
O Instituto da Cidadania Brasil, mais uma vez, nos interpela para a compreensão do próprio significado do Prêmio. Sou um defensor apaixonado pela sacada do título. Verbo no gerúndio a desafiar para esta gloriosa vivência da Língua portuguesa.
Construindo a Nação nos remete para um tempo verbal chamado gerúndio. Exige uma conduta permanente de prática cidadã para construir a nação. Missão e tarefa de toda a cidadania brasileira. Marca, por sua paixão na causa da juventude, seu credo que é na educação das novas gerações onde está a saída para novos tempos. Sem demagogia, desafia para uma articulação com os poderes públicos. Compartilhando, dividindo, sonhando, pensando, organizando, planejando, revolucionando, uma língua portuguesa que nos ensina a sabedoria do inconcluso. Ainda temos muito por fazer.
Avança em relação a 2015 ao nos propor que saibamos construir a magia da articulação cidadã com a cidade. Nosso foco de protagonismo juvenil está a exigir que saibamos construir parcerias com a vida municipal nas chamadas políticas públicas. Aquilo que já fazemos ganha os ares de muitas mãos. A causa com a qual trabalhamos exige partilha de conhecimento e nossa saída de um eventual e pequeno gueto de atuação, por mais relevante que ele possa ser. Basta ver a grandeza e a compreensão dos projetos de 2015.
Imaginemos nossa escola articulada com Câmara de Vereadores, secretarias municipais e outras formas de projetos sociais. Este é o desafio do CONSTRUINDO A NAÇÃO, VERSÃO 2016.
Sejamos todos bem vindos a maturidade de um projeto com juventude. Articulação, compartilhamento, realidade, problematização, saídas e políticas públicas de comunidades ou municípios. CHEGOU A HORA DO OLHAR MAIOR.
O ano novo começa com um grande presente. Convida para avançarmos para águas mais profundas. A juventude tem uma capacidade de empoderamento. Problema ou solução?
Vamos por a mão na massa, tarefa de mutirão. Afinal como diz um jovem voluntário de uma escola de Porto Alegre: VOLUNTARIADO É UM DEVER DE TODA A NAÇÃO. Esta é aula a ser aprendida e partilhada, VIVAMOS A LIÇÃO.
GANHA O CONSTRUINDO A NAÇÃO DE 2016. MARAVILHA!
Professor Carlos Alberto Barcelos – Porto Alegre – RS