Conheça mais sobre a Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen se baseia no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Conheça os programas da Fundação Volkswagen além do seu apoio ao Construindo a Nação.

Educacionais

Aceleração da Aprendizagem – Projeto de formação continuada para educadores de redes públicas de ensino, para reduzir a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados, o projeto trabalha esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização. Esses estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

Aprendendo com Arte – O projeto inédito “Aprendendo com Arte”, que terá início em fevereiro de 2015, utilizará a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão. O projeto oferecerá formação a educadores para disseminar conhecimentos sobre arte, de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. Os educadores farão mapeamento do patrimônio cultural local, com visitas guiadas em espaços como museus; participarão de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. O “Aprendendo com Arte” terá duas versões: a semipresencial e a 100% on-line, por meio da “Plataforma do Letramento”, que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen.

Brincar – Formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.

Entre na Roda – Tem proposta de formar profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que promovam o gosto pela leitura.

Jogo da Vida em Trânsito – Trabalha cidadania e segurança no trânsito, com foco na formação do condutor consciente por meio do game “Autopolis” e de roteiro de aulas para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. “Autopolis” é um game para computador, no qual o jogador dirige virtualmente e aprende conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito. O jogo está disponível no site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.

Plataforma do Letramento – Direcionado a educadores, o ambiente virtual de aprendizagem (www.plataformadoletramento.org.br) promove a difusão e a produção do conhecimento sobre Letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência. Oferece formação on-line, intercâmbio de experiências, materiais pedagógicos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, entre outros.

Pró-Educar Brasil – Proporciona, em parceria com a Rede de Concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de professores da rede pública que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior.

Desenvolvimento social

Costurando o Futuro – Oferece oficinas de capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios. Nas aulas, são confeccionados bolsas e acessórios com tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros. Além do foco social e econômico, gerando trabalho e renda, tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.

Volkswagen na Comunidade – Concurso que oferece prêmio em dinheiro aos dez melhores projetos sociais, entre os inscritos por funcionários da Volkswagen do Brasil, de organizações sociais nas quais eles atuam voluntariamente. Dos dez premiados, nove são inéditos. O 10º recebe o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora na edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano. As instituições vencedoras e as finalistas também ganham curso de Gestão de Projetos Sociais.

Instituto Baccarelli – A Volkswagen do Brasil, desde 2000, é parceira do Instituto Baccarelli, que atende crianças e jovens com programas socioculturais, os quais oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oferecendo oportunidade de profissionalização na música. Conta com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com reconhecimento internacional.