REFLEXÕES EM TORNO DO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2015
1- Voltemos ao tempo do gerúndio. Construindo está conjugado neste tempo verbal. Ele indica uma conduta permanente. AINDA NADA FIZEMOS. Apenas estamos apenas começando a construir uma NAÇÃO.
2- O INSTITUTO DA CIDADANIA BRASIL mais vez inova ao privilegiar várias formas de liderança estudantil . Valoriza todos os gestos, define formas de sensibilização e torna este país mais próximo de sua juventude.
3- Impressiona e GRATIFICA a gama da Rede Pública participante, Este reconhecimento desmascara e enaltece esta país possível . Aliás, se prestarmos atenção nos vários instrumentos de reconhecimento que atravessam o Brasil, todos atestam este primado que a EDUCAÇÃO é a chave da transformação social. Sem ela qualquer discurso vira palanque político. Este filme a gente cansou de ver. Não é mesmo?
4- Escolas, mestres, estudantes e comunidades somos todos vencedores deste CONSTRUINDO A NAÇÃO. A versão de 2015 inovou e DESAFIA a todos nós.
5- Parodiando Charlie Brown Jr em “Não é Sério” podemos nos perguntar; QUEM FOI QUE DISSE QUE NÃO É SÉRIO TUDO ISTO QUE ESTA GALERA FAZ?
6- Somos gratos INSTITUTO DA CIDADANIA BRASIL por mais esta aula REAL de Pátria Educadora. Somos abençoados por esta aula de cidadania verdadeira. Parodiando Robert Putmann, nenhuma nação se transformou sem que estivesse sustentada por uma base sólida de educação e atores sociais- CRIANÇAS E JOVENS – fossem de fato estes protagonistas.
7- A palavra mágica aqui é GRATIDÃO e no próximo sábado celebraremos o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO.
8- INSTITUTO DA CIDADANIA BRASIL, a gente partilha e aguarda 2016. Vocês são SHOW DE BOLA!
Professor Carlos Alberto Barcellos – Porto Alegre – RS
Finalista do Prêmio Construindo a Nação 2015