Release – Prêmio Construindo a Nação 2016
Prêmio Construindo a Nação 2016- A Vez dos Municípios divulga os grêmios vencedores
A 16ª premiação do Instituto da Cidadania Brasil teve a participação de escolas de 22 estados brasileiros
São Paulo, novembro de 2016- O Instituto da Cidadania Brasil anunciou no ultimo dia 07 os resultados finais da 16ª edição do Prêmio Construindo a Nação, informando os melhores projetos e os destaques especiais desse ano.
Com um número crescente de participações a cada edição, o Prêmio Construindo a Nação - A Vez dos Municípios contou com a inscrição de 524 escolas, localizadas em 22 diferentes estados brasileiros.
Os projetos apresentados garantiram à premiação uma diversidade de propostas e abordagens das diferentes regiões brasileiras, em uma seleção espetacular de iniciativas de cidadania implementadas pelas agremiações estudantis.
O grêmio vencedor é o “Força Jovem”, da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, de Esmeralda, distrito de Rubinéia, interior de São Paulo, com o projeto “Biblioteca Solidária”.
A ideia de inaugurar uma biblioteca na região surgiu após os alunos identificarem que a comunidade não tinha a prática da leitura nem facilidade no acesso à informação. A iniciativa causou um grande impacto social em Esmeralda e envolveu moradores, empresários, Câmara Municipal, Prefeitura e a Escola da Família.
O segundo lugar fica com o Grêmio Estudantil Edésio Castanho, da Escola Estadual Edésio Castanho, de Ibaté, interior de São Paulo, com o projeto “Troque um abraço por um sorriso”, e em terceiro está o Grêmio do Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, com o projeto “Hemoceca”.
Projetos de grêmios de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Ceará, entre outros estados, também tiveram destaque na premiação. Confira no site do Instituto da Cidadania Brasil todos os premiados dessa edição.
Sobre a Comissão Julgadora
O Prêmio Construindo a Nação é realizadopeloInstituto da Cidadania Brasil, em parceira com a Fundação Volkswagen.
Os projetos são julgados por uma comissão formada por especialistas nas áreas social, de educação e sustentabilidade dos organizadores do Construindo a Nação, da Fundação Cásper Líbero, das Secretarias de Educação e da FDE- Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
A votação é feita ainda pela comissão denominada ‘Júri Popular’, composta por alunos, famílias e comunidades em geral, que também avaliam os projetos.
Este ano, a premiação atingiu o recorde de participações no voto popular: foram mais de 14.800 acessos no site do Instituto da Cidadania Brasil, demonstrando a força de mobilização dos grêmios estudantis junto às suas comunidades.
A premiação conta com o apoio de divulgação do CONSED.
Mais informações
(11) 9 9998 95 01 PatCom.
avezdosmunicípios@institutocidadania.org.br