São Paulo pela cidadania
Qual a característica do regime republicano? O que é Estado de Direito? Qual o papel dos vereadores, deputados e senadores? Como participar do processo político? Essas e outras questões sao abordadas no seminário A Importância do Voto
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania ( Instituto da Cidadania Brasil) e tem como objetivo a formação cívica de jovens entre 15 e 18 anos, capacitando-os para melhor compreende e atuar com responsabilidade como eleitores. O curso traz informações teóricas, questões instigantes, mas de cunho apartidário, com temas clássicos da política nacional e internacional de forma leve e interativa, ao gosto do público para o qual é direcionado.
Com experiência de 14 anos na educação política para jovens, o Instituto iniciou o projeto em 2000 com parceria inédita com a Assembléia Legislativa , Tribunal Regional Eleitoral e Governo do Estado – Secretaria de Educação, em situação presencial, vídeo-conferências e, mais recentemente, atraves do Ensino on Line.
Segundo o presidente do Instituto, Paulo Saab, o Brasil tem avançado em diversas direções, como na discussão do meio ambiente e dos direitos humanos, no entanto a educação política dos jovens está esquecida. “As pessoas discutem, no máximo, um dia antes das eleições quais são seus candidatos, e sua participação política resume-se ao ato de votar, sem uma reflexão prévia ou posterior, sem cobrança dos candidatos e instituições”. Por isso a importância do curso, afirma Saab. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, além de manter cursos do gênero, promove importantes contribuições sociais e educativas de escolas e universidades de todo o país.
O tema e a metologia de trabalho do seminário, pela importância e sucesso da abordagem, foi adaptado também ao ambiente empresarial para estimular o conhecimento e participação política no universo corporativo.
Corpo Docente:
- Paulo Saab, jornalista, professor, advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania
- Luiz Alberto Machado, professor Dr. da FAAP de São Paulo
- Renaldo Antonio Gonçalves, professor Dr. da PUC São Paulo